Como fazer um fluxograma – O que é? qual a vantagem?

Alguma vez você já ouviu essa palavra e sabe o que ela significa? e como fazer um fluxograma que é muito usado em algumas empresas, é uma representação gráfica que usa figuras geométricas e setas para direcionar o fluxo. Parece bem complicado quando tentamos explicar, mas assim que você ver uma imagem vai entender do que estamos falando.

Como calcular a rescisão de contrato
Como fazer um biografia

 

Com o fluxograma é mais fácil entender algumas coisas como informações e documentos, por isso as empresas usam tanto. Muitas vezes ele é usado para mostrar o caminho a percorrer, pode ser uma boa forma de organização, tudo vai depender da forma que usa.

 

Agora que já sabe o que é um fluxograma e para que ele é usado vamos aprender como fazer, depois de aprender provavelmente vai querer aplica-lo em vários lugares.

 

Existem vários programas que você pode usar para criar o fluxograma como Visio que é próprio para esse trabalho e o Word. O segundo é mais simples e você provavelmente já tem mais afinidade para trabalhar com ele. Mesmo assim vamos falar desses dois programas e te ensinar a fazer um fluxograma nos dois.

 

Visio

 

Primeiro você precisa ter o programa no computador, se ainda não tem, baixe. Assim que abrir o programa clique em arquivo – novo – fluxograma básico. Você vai trabalhar arrastando as formas, é bem simples de usar. É só arrastar e posicionar no lugar que deseja.

 

Para colocar o conector, que é a linha que vai indicar para onde deve ir, também é bem simples, clique, segure e arraste, a seta vai ficar azul escura. Depois é só indicar onde vai colocar e pronto. Não existe segredo nenhum para trabalhar com esse programa, assim que começar você vai ver o quanto é fácil.

 

Word

 

Para fazer um fluxograma no word é mais fácil ainda, ele já vem praticamente pronto, basta escolher o melhor modelo. Então vamos ao passo a passo, com o programa aberto clique em inserir – smart art. O fluxograma vai aparecer como primeira opção. Dependendo da configuração do seu word ele terá outro nome, mas não tem erro para achar.

 

Assim que achar o fluxograma clique e ele será inserido. Pronto, seu fluxograma já está inserido e pronto para você começar a usar. Agora é só editar da forma que precisa, não tem segredo nenhum. Se você sabe usar o programa não vai encontrar dificuldade.

 

O interessante do Word é que ele mostra várias formas de fluxograma para você escolher, você ainda pode escolher a forma, as cores, letras. Pode personalizar completamente o fluxograma usando um programa tão simples.

 

O fluxograma pode ser usado em várias situações e até facilita a vida das pessoas, é uma forma diferente de apresentar uma informação. Se você tem algo a compartilhar na empresa e esse documento pode ser feito em fluxograma não deixe de fazer, ele será muito mais  informativo que apenas um texto. Além disso você pode usar fluxogramas para ilustrar seus documentos e planilhas.
Deixe seu comentário contando o que achou e se encontrou alguma dificuldade para fazer o fluxograma. Nós podemos te ajudar.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.