Passe livre universário RioCard – fazer e renovar benefício

O Passe Livre Universitário RioCard traz uma série de vantagens, porém, é preciso ficar atento aos requisitos para saber quem tem direito a este benefício, que está disponível para:

Estudantes universitários que são beneficiados por algum dos programas oferecidos pelo Governo, como o de cotas ou o programa Universidade para todos, além dos universitários cuja família tenha renda familiar de no máximo 1 salário mínimo. E o Passe Livre Universitário está disponível apenas para os alunos que residam e também estudam na cidade do Rio de Janeiro.

Procon Online – Veja como fazer uma reclamação
Modelo de carta de cobrança
Como baixar WhatsApp no computador

 

Como Fazer o Passe Livre Universitário RioCard

Para o aluno que atenda os requisitos acima e que deseja ter o benefício, ele deverá providenciar os seguintes documentos:

CPF original.

Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho, pois é preciso um documento de identidade com foto.

Apresentar em papel timbrado uma declaração fornecida pela instituição de ensino, que tenha carimbo e assinatura da pessoa responsável, que comprove que o aluno esteja cursando o atual semestre letivo e ainda traga a data prevista para o término do curso, sendo que esta declaração não pode ter mais que 30 dias.

No caso do aluno ser “cotista” ou “bolsista” deverá apresentar uma declaração ou então um comprovante de sua matrícula original, onde seja informada a condição de bolsista ou cotista e o papel deverá ser timbrado e ter o carimbo juntamente com a assinatura da secretaria da instituição de ensino.

 

Também é preciso ter um comprovante de residência original, pois não pode ser cópia. Este documento não precisa ser necessariamente no nome do aluno, porém deve ser recente, tendo sido emitido no máximo nos últimos 90 dias.

E se o aluno tiver renda mensal per capita de no máximo um salário será preciso comprovar a renda familiar e ainda apresentar a “Auto Declaração” que traz todos os dados de sua família.

 

O uso do cartão Passe Livre Universitário pode ser feito nos ônibus urbanos das linhas municipais do Rio de Janeiro por no máximo 76 vezes por mês, inclusive nos finais de semana e feriados.

O total diário para o uso é de no máximo 4 viagens, podendo ser feita 2 integrações do Bilhete Único Carioca.

Importante lembrar que os créditos que não forem utilizados em um mês não ficarão acumulados no mês seguinte.

 

Seu cartão não é trocado com a renovação, você manterá o mesmo, porém com uma nova validade. Se o cartão estiver danificado ou se for perdido, então é preciso pagar uma taxa para ter um novo cartão.

Renovar o cartão não tem nada haver com adquirir um cartão novo, cuidado para não fazer confusão.

 

O cartão Passe Livre Universitário tem validade de 12 meses, contando a partir da data em que foi realizado o cadastramento. Quando terminar este prazo é preciso providenciar a renovação do cartão.

As informações para renovar o seu cartão Passe Livre Universitário RioCard estão disponíveis no site:

www.riocard.com/passelivre

 

Também é possível solicitar maiores informações na Central de Atendimento, pelo telefone 4003-3737.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 07:00 às 19:00 horas e aos sábados de 08:00 às 14:00 horas.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.