Saiba o que fazer se tiver o celular roubado

A tecnologia oferece celulares cada vez mais modernos, mas infelizmente não é só a tecnologia que avança. As grandes cidades sofrem com furtos e roubos, e qualquer descuido pode causar a perda de um dos aparelhos móveis mais importantes na vida de todos nós: os celulares. O que fazer se tiver o celular roubado?

É claro que desejamos que isso nunca aconteça, mas pensando em ajudar quem perdeu o celular, ou na pior das hipóteses, teve ele roubado, fizemos um guia para saber como agir que pode ser conferido agora mesmo:

Dicas muito útil Como usar o WhatsApp no computador e Eliminar as celulites

 

 

IMEI

IMEI

IMEI: a informação mais importante do seu celular, que você provavelmente não conhece.

Com a tecnologia GMS, os chips de celulares se tornam fáceis de serem trocados, o que atrai ainda mais o interesse de ladrões. Mas quando temos um celular roubado, não devemos considerar somente a perda. Já pensou como seria perigoso ter os seus números, e-mail, vídeos e fotos, todos nas mãos de um criminoso? Além disso, se o seu plano for pós-pago, a pessoa ainda pode acabar fazendo ligações, o que vai causar uma enorme burocracia na hora da conta para mostrar que as ligações foram feitas após o roubo.

Poucas pessoas sabem, mas os aparelhos de celular têm um código contra roubos e furtos, que é o IMEI (International Mobile Equipment Identity), ou em tradução livre: Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

Você pode encontrar o código IMEI do seu celular na nota fiscal, na bateria do aparelho, na etiqueta da embalagem e na própria tela do smartphone em alguns casos.

Outra maneira ainda mais fácil de encontrar o código é digitar *#06# como se você estivesse fazendo uma ligação, e então o numero que aparecerá na tela, será o código IMEI do seu celular. É importante deixá-lo sempre anotado em um local seguro.

 

Bloqueio do celular

bloquear celular roubado

bloquear celular roubado

Quando você bloqueia o IMEI, é possível bloquear todo o seu celular, e para que isso seja possível, será necessário registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia, e em seguida entrar em contato com a sua operadora.

O B.O. é muito importante, pois é ele que prova o roubo e facilita as medidas posteriores.

Para entrar em contato com a sua operadora, esteja com o B.O., e o código IMEI. Solicite o bloqueio imediato do aparelho, além de solicitar também o bloqueio do chip com o seu número.

Ao seguir esses passos, qualquer pessoa que esteja em posse do seu celular, encontrará um aparelho bloqueado, sem a possibilidade de acessar os seus conteúdos pessoais. Não dá para ter ele de volta, mas os problemas certamente são amenizados.

Quando adquirir um aparelho novo, você pode solicitar a sua operadora para que ela desbloqueie o número antigo para ser utilizado no novo aparelho, pois ele poderá ficar até 120 dias bloqueados antes de ser disponibilizado novamente.

Se você tem a sorte de não ter perdido o seu celular, e só está lendo este artigo para se prevenir, além de anotar o número do seu IMEI, faça um backup dos dados para o seu computador, assim você não perderá contatos, imagens, vídeos, etc.

 

Compartilhe essas informações e ajude as pessoas que tiveram o celular roubado e não sabem o que fazer.

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.