Como fazer uma horta – Dicas, passo a passo

Como fazer uma horta – A procura por criar uma pequena horta no quintal de casa, ou até mesmo na varanda do apartamento é cada vez maior entre os brasileiros. Ter alimentos orgânicos em casa, mesmo que sejam alguns temperos, além de contribuir com a saúde, é uma ótima forma de manter uma conexão com a terra. E você nem precisa de um grande espaço para criar a sua própria horta. Veja como é simples!

O que plantar – Como fazer uma horta

A primavera e o verão é uma época excelente para começar uma horta caseira. Algumas plantas são de fato plantadas e outras semeadas – é importante verificar com uma lista o que você gostaria de plantar em sua casa e se a sua região é adequada para estes tipos de espécimes. Em geral, as pessoas buscam plantar em uma horta caseira:

como fazer uma horta

– Temperos e chás – alecrim, cebolinha, orégano, tomilho, hortelã, alfavaca, coentro, manjericão, manjerona, erva-doce, capim-cidreira, etc. Algumas destas plantas preferem sol em abundância e outras apenas o sol da manhã. Verifique o local e a necessidade de cobrir com uma tela para facilitar o crescimento da planta.

– Tomates – comum, italiano ou cereja.

– Pimentas – há uma grande variedade de pimenteiras que crescem no país.

– Alface, rúcula, espinafre e outras folhas verdes – na hora de cortá-las, basta manter a raiz na terra para ela continuar crescendo.

– Repolho, couves, couve de Bruxelas, chuchu, maracujá, cenoura, beterraba, abóbora, alho, etc. – tudo vai depender do espaço disponível e da preferência que você tem pelas verduras.

Passo a passo – Como fazer uma horta

Primeiramente, escolha do local. Escolha um que tenha sombra e na maior parte que bata sol por 5 a 6 horas por dia. Defina bem o seu espaço – você pode ainda cercá-lo se preferir. Uma horta com 5, 10 ou 20 m2 já dá para produzir muito. Delimite a zona da horta de cada tipo de cultura, com ripas de madeira, pedra, tijolo, etc., mantendo a circulação de ar entre as plantas. Se for plantar em vasos, separe canteiros ou vasos diferentes para cada cultura. Lembre-se de que há plantas companheiras e antagônicas (estas últimas não deixam outras crescerem no mesmo vasos, como é o caso da hortelã). Veja aqui a tabela de relacionamento entre as plantas.

como fazer uma horta

É preciso muita matéria orgânica que deve ser adicionada pelo menos uma ou duas vezes por ano, para que a planta cresça saudável. Se plantar em vasos ou canteiros, crie uma camada de seixos, outra de areia e por último coloque o solo fértil – que você encontra em casas de jardinagem. A irrigação deve ser feita conforme a necessidade de cada planta.

Ferramentas – Como fazer uma horta

É importante que você tenha certos apetrechos e ferramentas na hora de produzir e manter a sua horta. São eles:

– Enxada grande e/ou pequena (para cavar)

– Ancinho (pentear e conchegar após sementeira)

– Pá larga para transplantar

– Pá de plantar – de diferentes tamanhos

– Tesoura de poda

– Faca de colheita

– Regador de jato fino ou chuveiro

– Cesto para colheita

– Balde

– Carrinho de mão (indispensável em caso de hortas grandes)

– Adubo orgânico

– Substrato

Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.