Segunda via CPF – Como solicitar, O que é CIC, O que é CPF, dicas, passo a passo
|O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – é emitido pela Receita Federal e cada cidadão só pode se inscrever uma única vez, independente de sua idade. Quando é feita a inscrição, é fornecido um número formado por 11 dígitos e estes números serão os mesmos para sempre, não sofrendo qualquer modificação que seja em nenhum momento da vida do cidadão, pois como tirar Segunda
Modelo de recibo de compra e venda
Cartão BNDES
Capa de trabalho ABNT
Em 1970 começou a ser fornecido o CIC – Cartão de Identificação do Contribuinte, que na época tinha prazo de validade. E a partir daí a declaração do Imposto de Renda passou a contar com um campo onde era preciso informar este número e assim foi sendo feito até a década de 80 quando então foi implantado o CPF que passou a ter uma importância muito grande na vida dos brasileiros, servindo não só apenas para o IR como também para vários momentos de sua vida.
Até o fim do primeiro semestre de 2011 a Receita Federal fornecia o “Cartão do CPF” que não tinha foto e servia para comprovar o número de inscrição. Se acontecesse da pessoa perder o seu cartão ela poderia solicitar a segunda via, mas sempre mantendo o mesmo número original.
Atualmente é solicitado o número do CPF em diversas ocasiões, entre elas:
para movimentações bancárias, dependendo da quantia, destino, etc.;
para abrir uma conta corrente ou poupança em qualquer banco, ou mesmo para fazer um investimento;
para ter um imóvel ou um veículo;
para requerer benefícios junto ao INSS;
se inscrever em concurso público;
entre muitas outras ocasiões.
Para se inscrever no CPF basta ir até uma agência conveniada com a Receita, podendo ser uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou até mesmo em uma das unidades dos Correios. O valor máximo que poderá ser cobrado é de R$ 5,70.
Mas também é possível fazer sua inscrição no CPF através da internet, porém será preciso ter o Título de Eleitor. A inscrição online é feita pelo endereço:
www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ssl/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp – preste muita atenção ao fazer sua inscrição no CPF pela internet, para não digitar errado. É preciso preencher todos os campos corretamente.
Antes de enviar o formulário, verifique novamente cada campo preenchido para certificar-se que não há erros.
Quem perder o seu CPF poderá solicitar a segunda via, porém não é mais enviado o cartão para a pessoa inscrita, apenas é informado o número da inscrição pela internet.
A Segunda via CPF é chamada de “Comprovante de Inscrição no CPF” e pode ser obtido no próprio site da Receita Federal gratuitamente, através do endereço:
www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp
Será preciso informar o número de seu CPF, o nome completo do titular, data de nascimento, nome da mãe e o número do Título de Eleitor.
A impressão do comprovante de inscrição no CPF pode ser solicitada quantas vezes forem necessárias, não sendo cobrada nenhuma taxa e o comprovante gerado pode ser apenas visualizado na tela ou se desejar, ser impresso.
Vale ressaltar que este comprovante de inscrição no CPF não traz nenhuma informação sobre a situação econômica do cidadão, apenas serve para comprovar a inscrição.